sábado, 27 de setembro de 2008

O Rádio, esta caixinha mágica de fabricar emoção!

Mais uma semana se finda e tivemos duas boas razões para comemorar. Dia 21 de setembro foi o Dia do Radialista, e 25 o Dia do Rádio, ou Radiodifusão.
Durante muito tempo o Dia do Radialista e o Dia do Rádio, ou Radiodifusão foram comemorados no dia 21 de setembro, juntamente com o dia da árvore.
Foi nos anos 80 quando se realizou o IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão na Bahia, os concessionários de Emissoras decidiram estabelecer uma data para comemorar em separado o dia da Radiodifusão.
Escolheram então o dia 25 de setembro por ser a data de nascimento de Edgar Roquette Pinto. Médico, antropólogo e professor, Roquette-Pinto nasceu no ano de 1884, fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1923, oficialmente a primeira emissora do país.
Então comemoramos, dia 21 de setembro, o Dia do Radialista e 25 deste mês, o Dia do Rádio, ou Radiodifusão.
Comemorar estas duas datas significa muito pra nós que fazemos rádio diariamente.
Monte Mor completou 137 anos de história em 2008 e desde 2001 oficialmente (já que desde 1997 estamos nesta luta) conta com uma emissora de rádio, a Rádio Prima FM. São 16 horas diárias "conversando" com a cidade. São anos de prestação de serviço, entretenimento e informação a serviço de nossa comunidade.
Será que hoje a cidade poderia se imaginar sem um veículo de comunicação como o rádio? Roquette-Pinto dizia: “O rádio é a escola dos que não têm escola. É o jornal de quem não sabe ler; é o mestre de quem não pode ir à escola; é o divertimento gratuito do pobre; é o animador de novas esperanças, o consolador dos enfermos e o guia dos sãos – desde que o realizem com espírito altruísta e elevado”.
Parabéns Monte Mor por ter a sua emissora. Parabéns à todos os colegas que fazem comigo a Rádio Prima FM.